Muitas vezes Deus usa as coisas mais simples para realizar grandes feitos, e foi dessa maneira que teve início a história da SIBI - graças a uma simples palavra do Pastor Abelar Suzano de Siqueira, então presidente da Primeira Igreja Batista de Itaperuna, dada ao pastor Nilo de Cerqueira Bastos, presidente da Igreja Batista em Santa Rosa, zona rural de Laje do Muriaé, RJ: “Nilo, por que você não "estabelece” aqui em Itaperuna uma congregação da Igreja de Laje do Muriaé, uma vez que os irmãos da sua igreja que estão residindo aqui não querem pedir transferência para a Primeira Igreja Batista?”
 
Estas palavras soaram bem aos ouvidos do Pastor Nilo e numa reunião da Igreja em Santa Rosa ficou decidido organizar uma congregação em Itaperuna. A primeira sede foi a residência do Pr. Nilo à rua Osvaldo Cruz, 455, no bairro Niterói, onde permaneceu por um ano, passando depois para uma pequena sala alugada na rua 1º de maio, onde funcionou por mais de um ano, voltando novamente para a residência do Pr. Nilo. Daí em diante foram agregando aqueles que procuravam manter a sua vida espiritual alimentada pela palavra de Deus e na comunhão dos santos. Em pouco tempo a casa tornou-se pequena, e logo nasceu em 11 de outubro de 1949 a Igreja Batista em Niterói de Itaperuna, contando com 34 membros, hoje denominada SEGUNDA IGREJA BATISTA EM ITAPERUNA.
 
Seu 1º templo teve lugar à rua 1º de maio. Na década de 70 a Igreja transferiu-se para seu novo templo à rua Jaime Porto, 292, Bairro Niterói, onde permanece até hoje. Em 7 de janeiro de 1978, o Pr. Nilo de Cerqueira Bastos deixou o ministério da igreja, por se encontrar bastante idoso, deu posse ao Pr. Josué Garcia Cerqueira, seu filho, o qual pastoreou até 31 de março de 1984. Daí em diante ocuparam a presidência da SIBI os pastores: Heitor Antonio da Silva (1984 a 1991), David Baeta Motta (1991 a 1997) e Arlênio Alves Machado, o atual.
 
Devido quantidade de pessoas que aflui semanalmente em nossas celebrações, foi necessário a ampliação do templo e a realização de vários cultos dominicais. Contamos hoje com mais de 1200 membros, graças ao crescimento constante daqueles que são acrescentados à Igreja. Somos gratos a Deus por isso! Nossa atitude de louvor e adoração a Deus renova nossas forças e nos relembra da verdade sobre quem Ele é e o que deseja fazer através de nós.